Páginas

4/06/2010

Mente Sã em Corpo São, Vamos Fazer Desintoxicação

Para uma vida que dá gosto viver, devemos pensar sempre no equilíbrio. Tudo o que é demais faz mal mas, também, que gosto dá viver sem sair da linha de vez em quando? Quando as coisas têm conta, peso e medida, tudo tem muito mais gosto.

Pensando nos últimos dias: atire a primeira pedra quem não pôs em prática receitas dignas de fazer estoirar as costuras, regadas a muitos doces e comidas gordas acabadinhas de sair do forno. E sobem os números na balança, os números da roupa, o colesterol e sabe-se lá mais o quê. Sobe tudo - e não é bom sinal.

Não damos muita importância ao assunto, mas a época da praia e dos biquínis está a chegar e mesmo em cima da hora de irmos de férias é que vamos pensar no exercício e nas dietas, não é verdade? Maldito seja quem decidiu meter as festividades em datas muito afastadas no calendário! Maldito seja. Maldito seja porque meteu a Páscoa mesmo em cima do calor.

Por isso, se daqui por umas semanas não queremos ter desilusões na hora de ir para a praia, convém começar a zelar pelas nossas formas já! Que tal desintoxicar da Páscoa? É simples, aqui no Receitas de Beleza ajudamos com as dicas.


Em primeiro lugar, hidrate. Não só por fora, como já temos falado aqui no blog, mas também por dentro. É certo e sabido que o ideal de líquidos ingeridos ronda os dois litros de água por dia, pelo que é boa ideia andar sempre na companhia de uma bela garrafa de água. É importante beber água regularmente e não só quando temos sede, e se for muito difícil certificar-se que a bebe, estabeleça regras: oriente-se pela quantidade de água e defina que até certa hora tem de beber até uma determinada marca na garrafa!

Os nossos amigos orientais ajudam-nos com os seus hábitos e dão outra dica preciosa: sabia que a água morna é mais benéfica para o nosso corpo, visto que ajuda o metabolismo e evita maiores acumulações de gordura nos tecidos? No oriente defendem-se ainda os benefícios de beber um copo de água pela manhã, logo a seguir a acordar. Experimente e veja os resultados!
Inimigos da hidratação são os refrigerantes e bebidas açucaradas. Com tanta fruta boa da época, experimente antes beber sumos de fruta fresca. Se não houver contra-indicações médicas, seria até boa ideia beber chá - regularmente! Há muitos à disposição, e para quem pensa em perder volume há o chá verde, óptimo em vários aspectos: anti-séptico, com propriedades drenantes e diuréticas.

Já que estamos a falar da alimentação, comida. Em vez das soluções rápidas do almoço em cafés ou restaurantes de comida rápida, leve na lancheira boas saladas. Longe vão os tempos em que a salada se limitava a tomate e alface: massa, frango, salmão, atum, milho, cogumelos, cenoura, temos um leque enorme de opções para tornar o almoço mais saboroso e nem por isso perigoso. O truque está em variar. Passar pela casa de hambúrgueres de vez em quando não faz mal, o problema é quando fazemos disso a nossa rotina!

Ao longo do dia, faça o favor de não ter fome. É prejudicial e bastante favorável à acumulação de gordura ficar sem comer por mais de 3h. Ao passar por períodos de fome, o organismo começa a prevenir-se e a guardar reservas de gordura para essas alturas! Nada como comer uma peça de fruta, uma bolachinha e um copo de leite ou sumo.

Próximo da hora de dormir, o nosso organismo não é tão eficaz a dar conta de todas as calorias que temos no prato. Por isso, é de evitar comer pelo menos 3h antes de ir para a cama, bem como é melhor deixar as refeições pesadas para outra altura. Ao jantar, dê preferência às sopas e comidas leves.

Mas não só do prato e do copo é feita a desintoxicação! O exercício físico é muito importante e está provado que o sedentarismo está directamente relacionado com problemas de saúde graves como hipertensão arterial, problemas cardíacos, alto colestrol e diabetes, isto para nem falar do que é visível - a celulite e a flacidez! 

Não vamos sugerir que comece a fazer uma peregrinação ao ginásio todos os dias, mas agora que o tempo até já convida a passeios, caminhe no parque pelo menos meia hora por dia, mesmo que seja após o jantar. Tem cão? Óptimo! Leve-o consigo e vai ver como ele também fica contente com o passeio. Quanto a si, irá notar como a barriga funciona melhor e que passará a dormir com os anjos.

Se não há tempo para passeios, pense pelo menos nas limpezas lá de casa e em como passar a ferro e aspirar vai ajudar! Não são actividades motivantes, mas têm o seu lado positivo.

Com as dicas daqui, vai ver como vai passar a sentir-se mais leve e feliz sem sacrifícios nem martírios! Até a pele vai brilhar mais.


E você? Que dicas tem para este pós-Páscoa? Partilhe com o Receitas de Beleza!



1 comentário:

oh my! disse...

Opa! Tenho andado de bicicleta todos os finais de semana. Além de fazer bem para o corpo, faz bem para o estado de espírito. A vista para o Rio Tejo é linda e digna de muitas fotografias :)

Related Posts with Thumbnails